quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que é uma horta?

   Uma horta orgânica consiste no cultivo de verduras, frutas, legumes, temperos e ervas medicinais sem o uso de produtos químicos. A produção de vegetais em uma horta proporciona economia, ajuda a decorar a escola, faz com que a comunidade escolar se comunique mais com a natureza e estimula a alimentação saudável.

   Quando planejamos uma horta precisamos pensar em algumas questões importantes:

ESPAÇO

   Devemos adequar a horta ao espaço disponível. Se temos um espaço pequeno não podemos cultivar platas que cresçam e se espalhem muito, pois poucas plantas ocuparão muito espaço. Se temos um espaço grande devemos procurar aproveitar esse espaço da melhor forma possível, construindo canteiros, por exemplo.
   Uma boa opção para que não tem muito espaço é realizar o plantio em vasos ou pequenos canteiros contruídos com garrafa PET ou mesmo dentro de pneus. Essa técnica, além de estimular a criatividade, ajuda a dar um novo destino para materiais dificilmente reciclados como o pneu.

Canteiro feito com garrafas PET: Couve, Pepino, Repolho e Alface
 
Canteiro feito de pneu: Salsinha

Canteiro feito com pneu: Alface
FERRAMENTAS UTILIZADAS

   As ferramentas utilizadas devem ser adequadas às características da horta. Se pretendemos retirar a vegetação indesejada de uma área devemos usar foices, enxadas e não tesouras de poda. Já se desejamos retirar folhas amareladas ou até mesmo na colheita devemos usar ferramentas com corte mais delicadas para evitar danos à horta. Sempre que usarmos ferramentas devemos tomar cuidado para evitar acidentes (no próximo post falaremos mais sobre isso).

As ferramentas usadas devem ser adequadas às proporções da horta

 TEMPO

   A escolha dos vegetais que serão cultivados depende do tempo que dispomos. Se plantarmos apenas árvores frutíferas demoraremos muito tempo para poder observar os resultados e colher os frutos e é possível que os alunos já tenham até concluído seus estudos na escola quando isso acontecer. Hortaliças em geral costumam demorar menos tempo para crescer, proporcionando um resultado bom e rápido.
   Devemos lembrar também que o plantio de sementes é mais demorado e, portanto, devemos priorizar o plantio de mudas se desejarmos um resultado rápido. No entanto, pode-se fazer o plantio de sementes também, para acompanhar passo-a-passo o desenvolvimento dos vegetais.

Mudas de Pepino se desenvolvendo na horta


CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

   Precisamos adequar os vegetais plantados na horta às condições climáticas. Se estamos em um local que chove muito frequentemente devemos evitar plantas que precisam de pouca água, já se estivermos em locais em que as chuvas são escassas devemos evitar plantas que consomem muita água ou então precisaremos regar muito a plantação.
   Em um mesmo terreno podemos encontrar locais mais iluminados do que outros e também locais em que a água escoa mais rapidamente do que em outros, portanto devemos combinar sempre as necessidades das plantas às características do ambiente.

A quantidade de sol e chuva influenciam na escolha dos vegetais que serão plantados

CARACTERÍSTICAS DO SOLO

   Para que um solo seja fértil ele deve conter aproximadamente 25% de água, 25% de ar, 45% de sais minerais e 5% de matéria orgânica. Essa proporção nem sempre é atingida em solos naturais, portanto podemos fazer pequenas correções para auxiliar no desenvolvimento das plantas.
   Em solos com muita água podemos fazer a drenagem do excesso de água, em solos com pouca matéria orgânica podemos adicionar adubos (preferencialmente orgânicos), em solos muito compactados podemos realizar a aragem da terra para deixar o solo fofo e aerado, em solos muito secos podemos fazer irrigações e em solos muito ácidos podemos corrigir essa acidez pelo processo de calagem (a adição de cal - substância básica - ajuda a neutralizar o pH do solo).
Composição ideal do solo fértil

ESFORÇO DE CADA UM

   O desenvolvimento da horta depende do esforço individual e coletivo dos envolvidos. Sem a interferência humana a própria natureza cuidará de desenvolver os produtos da horta, no entanto podemos ajudá-la para que esses produtos se desenvolvam de acordo com as nossas expectativas. Além disso, é muito gratificante colher os produtos produzidos com a ajuda de todos!

Juntos trabalhamos mais e melhor!

   No próximo post trataremos de alguns perigos que a horta pode nos oferecer e o que devemos fazer para evitar acidentes.
   Até lá!

2 comentários:

Antônio disse...

Ótimas ideias, vou colocar em prática!

lucas.y disse...

eu acho que as ferramentas tem que tomar muito cuidado por que eles sao muito caro e perigosos que pode ate matar.