PONTOS POSITIVOS
- Ajudamos uns aos outros
- A horta ficou muito bonita
- Plantamos várias plantas diferentes
- Plantamos sementes
- Aprendemos a plantar e gostar de mexer na terra
- Aprendemos a gostar da natureza
- Ajudamos com a alimentação da escola
- Além de aprender nos divertimos
- Aprendemos a tomar cuidado com as ferramentas
- Temos uma alternativa para nosso futuro, podemos utilizar o conhecimento compartilhado na horta para futuramente investir na agricultura, mesmo que seja em pequena escala
PONTOS NEGATIVOS
- O gato do caseiro invadiu nossa horta, muitas vezes encontramos fezes na horta
- Encontramos "hóspedes" nas plantas, como insetos, aranhas, caracóis.
- Vimos como é difícil limpar e cuidar de uma horta
- Não temos materiais suficientes
- Algumas pessoas não colaboram com a horta, destruindo o que plantamos e jogando lixo
- Temos que limpar a horta praticamente todos os dias
AVALIAÇÃO
Antes de mais nada fico feliz em ver que foram listados mais pontos positivos do que negativos, isso significa que estamos indo no caminho certo. O trabalho em uma horta exige dedicação e o esforço de todos, quando trabalhamos juntos o trabalho fica menos pesado para cada um e mais divertido. Fico feliz que o trabalho na horta tenha estimulado o gosto pela natureza e incentivado o cuidado que devemos ter com ela. Percebo também uma mudança de hábitos nos alunos, muitos que antes não comiam salada e verduras agora sente orgulho ao comer produtos da horta que eles ajudaram a cultivar.
O gato realmente atrapalhou muito nosso serviço, mas resolvemos o problema construindo um cercado em volta do canteiro que ele utilizava como 'caixa de areia', evitando o contato com fezes e uma possível contaminação. É normal que encontremos 'hóspedes' nas plantas, temos sempre que lembrar que fazemos parte de um ecossistema que abrange diversas espécies diferentes e nem sempre elas serão bonitinhas ou benéficas para nós. Os cuidados que devemos ter com a horta são muitos, precisamos sempre retirar ervas daninhas e cuidar para o bom desenvolvimento das plantas. A horta é um sistema vivo e por isso está sempre em mudança. Por fim,destaco que o trabalho na horta não é uma experiência construtiva apenas para aqueles que estão diretamente envolvidos, todos que usufruem dos produtos da horta ganham com ela e portanto devem zelar pelo seu desenvolvimento.
BOAS FÉRIAS A TODOS! VAMOS DESCANSAR PARA RETOMAR AS ATIVIDADES COM A CORDA TODA!