segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sem água, sem vida.

    Estamos enfrentando um longo período de estiagem, há aproximadamente 26 dias não chove na cidade de Curitiba.
    Os reflexos da falta de chuva podem ser facilmente obeservados em nossa horta: as folhas ficam amareladas, algumas folhas estão ficando retorcidas, muitas estão morrendo, a terra está muito seca, regamos as plantas e em pouco tempo nem parece que elas receberam água, pois a terra já está seca novamente.
    Isso acontece porque a água é um componente fundamental para a vida. Ela participa de todas as reações químicas dos seres vivos. Em humanos a quantidade de água varia entre 65-70%, o que é considerada uma quantidade grande, mas em plantas essa quantidade pode ainda ser maior, chegando a 96% na alface.
    Se falta água o organismo da água começa a sentir algumas consequências: as folhas começam a murchar, falta água para realizar as atividades metabólicas da planta, muitas vezes a planta precisa retirar água de algumas partes do corpo (caule, frutos, raízes) para redirecionar para outras. Se nenhuma dessas estratégias funcionar a planta pode secar e até morrer.

Solo ressecado pela falta de chuva.

    A água é fundamental para a manutenção da vida, por isso devemos sempre regar a horta, evitanto que a terra fique muito seca. Os melhores horários para regar a horta são de manhã cedo e no fim da tarde. Devemos evitar a rega quanto o sol está muito quente, pois podemos acabar "cozinhando" as plantas.
A água é muito essencial para a manutenção da vida.



Nenhum comentário: